terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aplicativo J2ME não acessa internet - resolvido

Depois de dois dias sofridos e um longo atendimento sem solução da Nokia (Brasil), que insistiu em me mandar procurar ajuda em www.forum.nokia.com, consegui resolver o problema de uma aplicação java (J2ME) que não conseguia acessar um web service. Ocorre que no emulador da plataforma S60 tudo funcionava, mas quando fazia o deploy para o E62 ou para o 6125, sequer conseguia sair para a web, embora conseguisse navegar normalmente pelo browser dos aparelhos e também chamar uma página de testes no servidor, também via browser. Minha dificuldade foi achar alguém que informasse como as coisas funcionam, na prática. Foi aí que consegui encontrar nos links abaixo, a solução para o problema. Eu não sabia, mas as configurações da operadora do celular para conexão com a internet não são as mesmas utilizadas por aplicações Java, necessitando criar uma configuração específica GPRS para tal finalidade, apontando para sua operadora, com usuário e senha específicos. É bem verdade que não sei se algum modelo de aparelho já vem com estas configurações, mas as que a Nokia me enviou via SMS não funcionaram e também não criaram o tal 'Preferred Access Point'. Fui salvo pelo pessoal do JMOBI. Valeu!!!!

Links citados:
http://www.jmobi.com.br/jmobi-gprs/manuais/jmobi_nokia_6101_Tim.xml
http://www.jmobi.com.br/jmobi-gprs/

Eloir Cortes
SP

Um comentário:

Anônimo disse...

Estava com o mesmo problema para acessar a internet por um programa em J2ME. Através dos links citados, consegui resolver o problema com as dicas do JMOBI.
Alexandre R. Egrafonte - PR