segunda-feira, 30 de junho de 2008

Jazoon'08 - Joshua Boch

Presença marcante nesta edição do evento, Joshua Bloch teve duas participações muito esperadas e comentadas por todos os participantes. No primeiro keynote falou sobre o lançamento da segunda edição do seu livro "Effective Java", monstrando na prática seu conteúdo, em forma de dicas de boas práticas, muito úteis e interessantes. Após a palestra, enfrentou uma fila enorme de empolgados compradores de seu livro e,,,,lá na fila estava eu,,,claro.

Seu segundo keynote foi "Java Puzzlers", onde levou muita gente, assim como eu, a pensar que o aprendizado Java apenas começou। A cada situação colocada (código e mais código) vinha a pergunta: Quantos de vocês acham que o correto é a resposta A, B, C, ... Foram nestes momentos que percebi, pela expressão de muitos, além da minha própria, que realmente o cara que estava lá no palco apresentando, é digno de toda a sua fama. Não por ser "o cara" da especificação 1.5, mas pela simplicidade e sabedoria com que submeteu todos a uma auto-avaliação sobre o quanto conhecem Java, de fato.
Finalizado o evento, tive a sorte, juntamente com meus amigos do Cejug, Hildeberto e André Rodrigues, de encontrá-lo na estação central de Zürich, onde prontamente atendeu nosso chamado, perguntando para onde estávamos indo e também onde poderia encontrar um bom café.

Sem dúvida alguma, Joshua me pareceu ser merecedor de toda a sua fama e atual posição na Google. Afinal, gente inteligente, se cerca de gente inteligente.

Eloir Cortes
Zürich

Nenhum comentário: